segunda-feira, julho 08, 2013

O mais importante requisito...

Hey folks,
What's up?

Eis que eu estava aqui, refletindo sobre a vida de au pair e me dei conta de uma coisa (com a ajuda da minha amiga Mayara, que estava indo ser au pair na Holanda, mas agora se preparando para ser au pair nos States). Quais são os requisitos para ser au pair? E o que é importante?

Para ser au pair (nos Estados Unidos, com algumas poucas alterações em outros países), a candidata ou candidato precisa atender aos seguintes requisitos:

- Ter entre 18 e 26 anos;
- Sexo Feminino;
- Ser solteira e sem filhos;
- Conhecimento intermediário de inglês;
- Gostar de crianças;
- Ter 200 horas de experiências com crianças nos últimos 3 anos;
- Ter concluído o Ensino Médio;
- Carteira de motorista.


Muitas vezes ficamos indignadas com essa história do nível de inglês, por exemplo, mas todos esses pré-requisitos existem por algum motivo.
Vou falar do inglês porque é o que mais nos deixa em dúvida, com medo e indignados ao mesmo tempo, não é mesmo?

O nível intermediário de inglês é importante porque precisamos SIM saber nos comunicar.
Precisamos sim entender o que as crianças dizem. Pelo menos o essencial.
Precisamos, antes disso, saber pedir informação no aeroporto.
Precisamos ter o que falar com a host family quando encontramos com eles a primeira vez, no caminho até a nossa nova casa.
Precisamos nos comunicar com as pessoas até conseguirmos entrar em algum curso de inglês, e mesmo durante ele.
O termo intermediário não é o que importa, o que importa é que saibas te comunicar, mesmo que seja o básico, mas com uma certa dominância daquilo que vimos em todos os grupos de au pair (que envolve vocabulario de au pair, o que fazer e falar situações de emergência, etc).
Isso é muito importante! E é fácil de aprender, só precisa estudar.

Mas, para mim, o mais importante requisito para ser au pair é...  a Conversa!
A tal da conversa é o requisito que é mais assustador pra cumprir. Eu sei, porque já passei por isso.


Dá uma conferida nos momentos em que é importante conversar:

- Lá no início do programa, quando ainda estamos 'skypeando' com as potenciais host families
Por que saber conversar é importante nessa fase?
É importante, porque precisamos perguntar sobre tudo o que pode diminuir (ou aumentar) as chances do nosso intercâmbio ser um sucesso! Também precisamos saber conversar para contar para eles sobre as nossas expectativas sonhadoras realistas com o programa de au pair.
Mas aí é fácil, né?!
É mais ou menos, porque com a emoção de ter uma family no perfil, a tendência é que tudo pareça perfeito. Não se iluda e pense nos prós e contras da rotina e expectativas da possível futura família. Pergunte sobre tudo o que é importante para ti!

- Quando chega na casa da família
... aí é que o bixo pega! Principalmente quando a primeira parte não foi bem feita. É aqui que a coisa começa a ficar difícil.
Na minha opinião, vamos precisar conversar com a host family sobre
** Como foi o dia da(s) kid(s)
** Como está sendo a tua experiência morando com eles
** E se tem alguma coisa que deveria mudar, ou melhorar
Se a au pair chega na casa da fanília e já encontra alguma situação que já sabe que vai dar problema, conversa! Não deixem passar algo que vcs realmente não gostam ou não se sentem bem só porque acabou de chegar na casa da família.
A dica é sempre fazer a "reclamação" em forma de pergunta. Por exemplo, "Fulana, como é mesmo que vai funcionar o meu schedule? Ah, eu tinha entendido que seria assim..." Agora não me vem mais exemplos práticos na cabeça, mas se fazer de desentendida e ao mesmo tempo mostrar que tu percebeste a mudança é sempre uma boa dica.

Outra coisa, se for reclamar de algo que não está bom, dê alguma sugestão. 
Reclamar por reclamar só gera mais mal estar.
Eu, por exemplo, antes de reclamar que só ficava em casa com a minha baby, comecei a dar exemplos do que outras au pairs fazem de atividade com babies da mesma idade da minha. Pesquiso lugares que posso levar ela e mostro pra family, pergunto o que eles acham... mostro que estou interessada no desenvolvimento dela. E os hosts gostam disso, de saber que nos interessamos pelos nossos pestinhas =)


Eu estava lendo informações de como ser au pair na Holanda, e no documento de uma agência tinha a seguinte frase como responsabilidade da au pair: "I shall make every effort to resolve any differences with my host family." ("Eu devo fazer todo o esforço para resolver qualquer diferença com minha host family")
É chato, mas é necessário. Esse tal de Au Pair program é um desafio tanto para nós como para as host families. E os dois lados precisam estar dispostos a tentar fazer com que dê certo.
Por isso, na minha opinião, o requisito mais importante do programa é a conversa.

 Mas não vamos brincar de telefone sem fio, né!? hehehe

E pra vocês, qual é o mais importante requisito para ser um(a) au pair?!
Comenta aí! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Thanks for your message! =)