domingo, novembro 11, 2012

Quero minha Tax Back!

Hello people!

Hoje eu vou falar de Tax Back.
Mas o que é Tax Back?

Vamos começar pelo começo...
Quando fizemos compras, na maior parte dos Estados Unidos, pagamos por uma Sales Tax. Essa sales tax é uma taxa estadual, cobrada em cima do valor dos produtos e ela muda de estado para estado. Inclusive, alguns estados como a Pensilvânia, não cobram essa tax.

Aqui no Texas ela é de 8,125%. 
(vale para roupas, calçados, eletrônicos...)

Então, como somos 'extrangeiros' nós podemos recuperar parte destas taxas pagas.

Mas eu posso juntar todos os meus recibos e ir correndo recuperar meu lindo dinheirinho? Lendo a minha sad experience vocês vão ter descobrir a resposta.

Hoje, estava eu bem bela estudando e pensando na Black Friday e na Cyber Monday quando lembrei dos meus milhares de recibos (não resultantes só das minhas compras, mas de todas as pessoas que não se interessam por isso e me fizeram uma doação - agradecimento especial à minha sogrinha querida!)
Pesquisei na internet e encontrei um local bem pertinho da minha casa pra fazer a tal da troca. Sentei no chão, em meio aos recibos e cheia de esperança e comecei a separar os recibos que tem a taxa (pois não valem os de comida - restaurantes e afins; nem estacionamento, gás... e os meus recibos do dia das compras Free Tax!). Organizei meus zilhões de recibos por mês, fiz a soma total das taxas pagas, e fui toda feliz e saltitante trocar os meus recibos por dimdim súper útil, especialmente com a aproximação dos dias de compras citados ali em cima.
Chegando lá, o rapaz que me atendeu pegou meus zilhões de recibos e começou a separar (por loja e localização) e depois começou a ver as taxas. Finalmente, entre os zilhões de recibos, restaram alguns da Target e do Walmart (umas lojas não participam, e outras não tinham somado o valor necessário). Lá se foi 80% do valor que eu tinha pensado que ia receber, mas tudo bem, né?! Ainda havia esperança. Me deram um papel pra preencher e me pediram meu passaporte e a passagem de volta pro Brasil, mas como não tenho, apresentei meu DS. Aí, o rapaz chamou o supervisor que me explicou como funciona e disse não ser possível fazer a troca do Walmart pq eu teria que preencher um documento, etc. Porém, que ele me ajudaria, já que eu estava ali com aquela cara de au poor e ia colocar as outras notas no nome de outro cliente (que tinha acabado de sair dali) e me pagaria o valor ainda menor. Percebem como o valor foi diminuindo... diminuindo? Fechado! Pensei. Já eram só uns $8 mas ainda era alguma coisa, né?! Pra finalizar, então, ele conferiu a data de compra e... Adivinhem!! Saí de lá de mãos abanando! hahaha


Olha como funciona:
(pelo menos aqui no Texas é assim, não tenho certeza se as regras e número de dias são iguais para todos os estados, mas vale à pena confirmar, porque um dinheirinho a mais nunca é demais, né?!)

- Você tem que ter um mínimo de $ 10 pagos em taxa - esses $ 10 são por loja (e tem que ser a mesma loja), mas podem ser 10 notinhas de 1 dólar cada. E não precisam ser do mesmo dia, obviamente. Por exemplo, se existem duas Target perto da sua casa, passe a comprar sempre na mesma. Porque você não pode somar as notas das duas.
- As compras tem que ter sido feitas no máximo 30 dias antes de você fazer a troca.
- E também no máximo 30 dias antes da sua volta para o país de origem (tem que apresentar passaporte com o visto e a passagem de volta).
- NÃO VALE para compras online
- Algumas lojas tem um convênio com o local de troca e você já recebe o dinheiro lá mesmo. Outras, como é o caso do Walmart aqui em San Antonio, você tem que ir no local de troca e depois ir no Walmart recuperar o dinheiro (que talvez seja em cupom pra ser gasto na própria loja).

Mas eu só volto daqui a um ano. E agora?
Calma que para tudo tem solução! =)

Tem aquela sua amiga querida que está voltando pro Brasil, México ou sei lá pra onde. O amigo da família que veio a trabalho, o namorado que veio visitar... 
Eles podem te ajudar! haha

Mas pra isso:
- Você não pode ter comprado com cartão de crédito ou débito, que tenha o teu nome na nota! (se tem teu nome na nota, só você mesmo pode trocar)
- De novo: Não tendo o teu nome na nota, outra pessoa (que esteja voltando para o país de origem em no máximo 30 dias, pega as suas notinhas - de compras feitas presencialmente em no máximo 30 dias) pode trocar pra você.

E a informação mais importante! Onde posso trocar minhas notas??
Aqui em San Antonio o local se chama Texas Tax Back. Então a dica é: Dá uma googlada em (nome da cidade) tax back, ou Tax Back for Int'l shoppers in (nome da cidade), ou ainda Sales Tax Return (nome da cidade) e encontre o lugar mais perto! Essa informação também tem nos sites turísticos (como visitsanantonio.com). Normalmente são em malls, shoppings e outros locais perto de lojas.

Espero que gostem do post,
ando meio sumida por falta de assunto!
Se tiverem alguma ideia de post e quiserem me ajudar =)






4 comentários:

  1. No fim, é só ilusão isso então né? Nunca que eu vou ter notas suficientes pra dar mais de $10 na mesma loja, em menos de 30 dias, pagas no dinheiro (se for pegar no nome de outra pessoa) com 30 dias pra eu voltar pro Brasil (no caso de ser no meu nome). Mas quando eu estiver pra voltar já, eu vou fazer algumas compras grandes (assim espero, e espero que essas lojas participem) e vou tentar! Quem sabe? Eu achei o post muito válido, obrigada por dividir a experiência! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele, obrigada pelo comentáriO!!
      É, é difícil a gente juntar em um mês todo esse valor em taxas, e também é difícil achar alguém pra ir trocar pela gente; Mas me parece que quem trabalha aqui e é extrangeiro, os documentos que precisa apresentar são diferentes, não tenho certeza se precisa apresentar passagem de volta;
      E ainda tem isso de umas lojas não participarem =(

      Mas por outro lado, podemos catar as notinhas dos hosts, dazamiga que não tem interesse em trocar... heheh se o local de troca é perto de casa, vale a pena;

      Excluir
  2. Um tanto quanto complicado fazer a troca mas, pode ser que funcione :) Dicas são sempre bem-vindas!!

    Adorei!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. muito bom esse assunto! super util mesmo, hehe parabens!

    ResponderExcluir

Thanks for your message! =)